SOBRE O CAAFE

Breve histórico

 A proposta do Sistema de Monitoramento do Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (Sistema CAAFE) surgiu como resultado de estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Comportamento Alimentar - LaCA na área de epidemiologia nutricional de escolares. Em 2002, com o objetivo de investigar o estado nutricional e variáveis associadas em escolares de 7 a 10 anos no município de Florianópolis, foi desenvolvido e validado o Questionário Dia Típico de Atividade Física e Alimentação DAFA. Trata-se de um instrumento ilustrado, delineado para que os próprios escolares indiquem os alimentos consumidos e as atividades físicas habitualmente realizadas, sob a orientação de um ou dois adultos, como tarefa coordenada em sala de aula.

Com o aperfeiçoamento do instrumento e os estudos de validação e reprodutibilidade subsequentes publicações, o instrumento passou a solicitar dos escolares informações referentes ao dia anterior à administração do questionário.  Com esta mudança o instrumento passou a ser chamado de QUADA (Questionário Alimentar do Dia Anterior) e QUAFDA (Questionário de Atividade Física do Dia Anterior) (Figura 2). Em 2007, um novo levantamento de base escolar foi realizado em Florianópolis, desta vez, utilizando a nova versão do instrumento.

A experiência acumulada pelos integrantes do LaCA no desenvolvimento de instrumentos apropriados para escolares menores de 10 anos, bem como na realização de pesquisas de base escolar para o estudo da obesidade infantil, motivou a elaboração e submissão de um projeto de pesquisa ao Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/ SCTIE/ MS). O projeto, intitulado “Desenvolvimento e validação de um sistema de vigilância on-line para a medida do consumo alimentar e da atividade física de escolares de 7 a 10 anos”, foi aprovado em setembro de 2011.

 

Objetivos do Siste​ma CAAFE

O Sistema CAAFE foi concebido para auxiliar gestores públicos e profissionais da área da saúde no monitoramento de dois comportamentos de saúde intrinsecamente relacionados ao desenvolvimento da obesidade infantil – a alimentação e a atividade física.

 

Os principais objetivos do Sistema CAAFE são:

- Fornecer informações periódicas sobre consumo alimentar e atividade física de escolares da rede pública de ensino.

-  Fornecer informações para auxiliar na avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

-  Verificar a adesão e o grau de aceitabilidade dos escolares em relação à alimentação escolar.

-  Verificar o grau de satisfação dos escolares com a Educação Física escolar.

-  Diagnosticar, por meio do relato dos gestores das escolas, as condições e práticas no ambiente escolar promotoras da atividade física e da alimentação saudável do escolar.

 

Público-alvo

Escolares matriculados do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.  Neste primeiro momento, apenas as escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis participarão do Sistema.

Gestores das escolas.

 

Principais indicadores

- Proporção de escolares que fazem as diferentes refeições diárias;

- Percentual de consumo de itens alimentares saudáveis e não saudáveis;

- Percentual de adequação às recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira;

- Nível de adesão e aceitabilidade à alimentação escolar;

- Proporção de escolares segundo diagnóstico do estado nutricional;

- Percentual de realização de atividades físicas e sedentárias;

- Nível de satisfação com a Educação Física escolar;

- Proporção de escolares segundo tipo de deslocamento (ativo versus passivo) para a escola;

-Indicadores do ambiente escolar físico, organizacional e social quanto à promoção de atividade física e alimentação saudável dos escolares.

 

Funcionamento do Sistema CAAFE